terça-feira, 30 de outubro de 2012

Arquitetura & Decoração - The Sims Social


Talvez, um dos melhores jogos do Facebook, o The Sims Social é uma versão do The Sims para usuários dessa rede social onde você precisa administrar a vida de um personagem e sua casa satisfazendo, principalmente, suas necessidades básicas. Como todo jogo da franquia The Sims e como a na real, nem todo mundo tem talento ou paciência para organizar sua casa.

Quando o seu sims (personagem do The Sims) não está satisfeito quanto às suas necessidades básicas o jogo avisa com indicativos em cores variadas mas e quando suas necessidades não tão básicas como morar em um lugar agradável estão deficientes, como saber?

Pensando em você, vizinho amigo, que não tem cachorro, que não escuta música nas alturas e não é fofoqueiro, preparamos 10 Dicas Úteis para ajuda-lo a organizar e deixar sua casa mais agradável. Lembrando que o jogo é seu e a casa é sua, não existe certo ou errado mas existem padrões de estética e funcionalidade que você pode seguir.


1) Defina Um Estilo.
O primeiro passo para a decoração de uma casa e até mesmo para definição de sua planta baixa é a escolha de um estilo arquitetônico. O jogo ajuda criando semanas como a Semana Japão, Semana Itália etc. e durante essas semanas você tem um conjunto de itens em armoria que facilitam a decoração mas você não precisa se prender a esses ítens. Na semana Japão você tem móveis em madeira clara ou escura, polidos e sem muita ornamentação, qualquer móvel com essas características pode ser usado em uma ornamentação assim. Também ajuda muito pesquisar imagens de casas reais que tenham o estilo que você vai usar. O estilo da planta baixa também pode sofrer influencia do estilo escolhido, casas gregas ou romanas costumam ter um pátio interno com fonte e cercado por colunas. Você não precisa ser fiel ao estilo mas apenas usar como inspiração. No caso de portas e janelas, tente combinar usando janelas de ferro para portas de ferro e janelas de madeira para portas de madeira. Também procure manter a identidade da casa não misturando muito estilos de portas e janelas, se usou portas com arco na sala, tente usa-las em toda a casa ou no maior número de cômodos quanto for possível.


Estilos vitoriano e dark clássico.


Pátio Interno inspirado em casas Gréco-Romanas



2) Cuidado Com Os Buracos.
Um erro comum na decoração do jogo são os "buracos" normalmente cantos onde o seu sims pode ficar preso [lembrando que a habilidade de teletransporte só funciona em lugares que ele pode passar] Os dois erros mais comuns no quesito buracos são os cantos fechados por móveis e as salas trancadas por sofás. É comum em salas, você colocar 3 sofás cercando uma TV muito próxima e você acaba fechando o ambiente e trancando visitantes entre os sofás e paredes ou entre o sofá e a TV. Também nos quartos, próximo às camas, muitas vezes encontramos buracos limitados por decorações. Se sua sala é pequena, coloque apenas o sofá de dois lugares, uma mesa pequena próxima ao sofá e a TV... NÃO EMPILHE COISAS NA SALA.




3) Exercite O Desapego.
Talvez a dica mais importante e mais difícil do jogo é EXERCITE O DESAPEGO!!! Acreditem, eu sei o quanto é difícil abrir mão de móveis e objetos de decoração para deixar um ambiente mais limpo [até hoje luto com isso em minha casa principal] mas é preciso. Por motivos estéticos e por motivos técnicos, quanto mais limpa for a sua casa, melhor. Sempre que você gostar de um item, compre mas não quer dizer que ele vai pra sua casa. A cada 10 itens que eu compro, apenas um vai para minha casa. Guarde objetos em excesso, não encha sua casa de quadros, cadeiras e poltronas. Coloque o básico para cada ambiente. Uma boa dica é: Verifique o valor da casa. Quase sempre, se sua casa tiver valor superior a 400k está na hora de você jogar algumas coisas para a dispensa mas se você quiser ser radical, feche o valor da sua casa em 250k que ela provavelmente ficará limpa e rápida de carregar. E o que pode ser retirado? Seu sims mora sozinho, não há motivo para ter uma sala de TV com 4 lugares. Deixe 2 ou 3 no máximo assim como não há motivo para uma sala de jantar com 6 ou 8 lugares [salvo os casos que vc escolheu um estilo vitoriano para a sua casa]. Observe a casa da Bella, como programadores do jogo eles podem colocar qualquer coisa na casa dela no entanto é uma casa simples e programada para satisfazer de forma rápida as necessidades básicas do jogador.


4) Cuidado Com Os Efeitos Dois Pisos
Assunto que pode ser polêmico visto que a simulação dos dois pisos é uma prática muito aceita entre os jogadores de The Sims. Pessoalmente eu não uso em minhas casas por 3 motivos. 1) Deixa o jogo mais lento. 2) Muitas vezes acaba criando "buracos" onde outros jogadores podem ficar presos. 3) Atrapalha a visão clara da casa. Eu sei, se for bem feita, a simulação do segundo ou terceiro piso ficam realmente muito bonitas a até acho que um jogador que já cumpriu todas as missões do jogo e não tem muito o que fazer pode deixar uma de suas casas para esses testes e brincadeiras [normalmente a casa de praia] mas um jogador iniciante usar isso em sua casa principal é coisa desnecessária. Você certamente já reparou que o jogo permite 3 visões da sua casa: 1) Paredes Fechadas 2) Paredes abertas na frente da perspectiva. 3) Paredes totalmente abertas. Essas visões tem o objetivo de facilitar a vida do jogador permitindo que ele observe todos os ambientes da casa de forma mais clara possível para corrigir possíveis problemas. A simulação dos pisos prejudica essa visualização criando, muitas vezes casa bonitas mas pouco funcionais (isso quando são bonitas).


5) Escolha Objetos Proporcionais.
Muitos objetos no The Sims Social estão totalmente fora de escala. Quando for escolher objetos para compor seu ambiente, escolha os que estão mais próximos da proporção do seu sims e dos outros objetos que já compõe o ambiente.





6) Deixe Objetos Usáveis.
Um outro erro comum no The Sims é deixar objetos úteis apenas como decoração. Lembre-se da dica 3 [Exercite o Desapego] tente não deixar objetos úteis só pra decoração. Se você deixou um fogão na sua cozinha, mesmo que já tenha terminado de treinar suas habilidades [skills] deixe sempre uma geladeira e uma bancada de trabalho para outros sims visitantes usarem. O fogão, muitas vezes deixa cair Plans quando usado por um visitante e evita que precisemos ficar pedindo esse item se posso simplesmente visitar um vizinho e coletar. É claro que eventualmente você pode deixar objetos úteis apenas pra decoração mas sempre que for fazer isso, pense: Esse objeto precisa mesmo estar na minha casa? Isso pode ajudar a retirar objetos úteis que ficariam inúteis na sua decoração.





7) Viste Sites de Casas Reais.
Se você gosta mesmo de decoração e arquitetura não se prenda às casas do jogo, visite sites de arquitetura e design de interiores. Pessoalmente eu gosto do abduzeedo que tem em INSPIRATION um tópico só de arquitetura e casas interessantes. Lembre-se, nada se cria, tudo se copia.




8) Crie Ambientes Pensados.
Pode parecer paranóía [e talvez seja] mas é interessante, antes de você definir a planta baixa da sua casa, preparar um rascunho a mão dos ambientes que a sua casa terá e suas funções. Construir um monte de cômodos e depois pensar no que vai colocar neles é um convite ao exagero [lembre-se sempre da dica 3 - EXERCITE O DESAPEGO]. Basicamente você precisa de uma cozinha, uma sala, um quarto e um banheiro. Em alguns casos, dependendo do tipo de casa que você estiver construindo é possível construir ambientes maiores e unir quarto e sala no mesmo ambiente ou algumas vezes quarto e cozinha e sala. EVITE: Cozinha e Quarto no mesmo ambiente a menos que você seja um jogador incitante e não tenha condição de fazer a divisão e principalmente EVITE: Quarto e Banheiro, eu sei, e só um jogo e os sims não sentem cheiro mas mesmo assim é esteticamente desagradável. Se decidir colocar a cozinha no mesmo ambiente que o quarto lembre-se de colocar a cama longe do fogão. Sua casa também pode ter biblioteca, sala de jogos, sala de música e escritório mas tente não colocar todos esses ou sua casa ficará muito pesada. Uma boa dica é usar o apartamento como escritório e a casa de praia como casa de jogos, assim você pode trabalhar melhor cada ambiente e mesmo assim deixando a casa principal leve. Se decidir criar esses ambientes em outras casas lembre-se de colocar sempre uma cama e alguma coisa pra comer alem do banheiro, é claro, que todos esses ambientes precisam ter.


9) Deixe Os Ambientes Visualmente Limpos.
Vimos na primeira dica dessa lista que é importante definir um estilo para facilitar o seu trabalho mas esse estilo não se limita apenas a culturais, você pode escolher um tipo de decoração como Escura, Clara, Amadeirada, Rústica etc. o importante é se dedicar a esse estilo. Em todos esses estilos, o ideal é que você mantenha o contraste principalmente entre piso e móveis. Para valorizar os móveis você pode escolher pisos claros em móveis escuros ou pisos escuros em móveis claros. Tente não usar mais de 4 tipos de de pisos em sua casa [o mesmo vale para papeis de parede]. Também fica interessante destacar uma cor no ambiente, trabalhar cores claras e usar apenas alguns objetos na cor escolhida. Isso ajuda a valorizar o objeto e deixa a casa visualmente mais limpa.


Estilos Amadeirado, Rustico e Oriental


Estilos: 1) Escuro; 2) Claro; 3) Amadeirado
4) Oriental; 5) Moderno; 6) Rustico

10) Evite Gambiarras.
A ultima dica é provavelmente a menos importante mas como tinham que ser 10 eu tive que colocar assim mesmo. Assim como vocês, sou jogador de The SIms e é claro que intendo que o jogo tem muitas limitações que dificultam a decoração. Algumas dessas limitações são econômicas, nem tudo que você quer comprar, você consegue mas se for possível [lembrando que cada um joga como achar melhor] evite usar coisas que não foram feitas para serem usadas dessa forma como colocar duas portas de abertura simples no lugar de uma porta de dupla abertura [compre uma porta dupla]. Evite usar caminhos na grama lado a lado fingindo que é um piso de pedra. Evite juntar mesas pequenas para formar uma mesa grande. [compre uma mesa grande] tenha atenção para não usar como piso coisas que não são pisos como os desenhos de areia oriental [karesanui] usados externamente como jardim zen e nunca internamente como pisos de sala. Evite colocar plantas externas na parte interna da casa como se fosse normal plantar um arbusto ou uma roseira na cerâmica da sua casa.


Dois pisos comumente usados de forma incorreta.
Na foto, o jardim zen.



Todas essas dicas são um referencial para uma boa decoração mas em momento algum representam normas rígidas e inexoráveis. Lembre-se de ser criativo, nada impede de você criar um jardim dentro de sua casa e colocar plantas externas no banheiro ou na sala ou ainda, misturar estilos arquitetônicos. No  Brasil, boa parte da arquitetura é eclética. Divirta-se e bom jogo.

4 comentários:

  1. olha eu vou dizer uma coisa, eu estou seriamente preocupada em te apresentar um jogo!
    EU NÃO ACREDITO QUE VOCÊ ESTÁ DANDO DICAS DE DECORAÇÃO NO THE SIMS.
    A que ponto chegamos?
    Mercuryo! Seu Vicíado!
    hauahuahauhauahauhauahauh

    beijo, te amo. s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahahahahahaha te amo Sarah ... S2

      Excluir
  2. Porra de blog... The sims? Velho, voce é um trollador. E eu achando tudo uma maravilha.

    ResponderExcluir